Instituto da Coluna e Dor

Artrose na Coluna e os Bicos de Papagaio

Artrose na Coluna e os Bicos de Papagaio

A artrose da coluna afeta uma média de 80% da população mundial, levando a procura por um médico principalmente pela dor na coluna vertebral. Devido ao processo degenerativo das articulações da coluna e discos, a coluna vertebral como qualquer outra articulação apresenta o atrito entre os ossos e a formação de calcificações, estas tentando parar os movimentos causados pelo desgaste, os chamados osteófitos (popularmente bicos de papagaios).

  A coluna devido ao fato de ficar de pé e sofrer carga, acaba danificando as estruturas ósseas e o disco levando à artrose, conhecido como o termo de espondiloartrose. Quando nos deparamos com um laudo de RX apresentando os bicos de papagaio vem a preocupação se realmente isto é relevante.

  Devemos nos preocupar com os “bicos de papagaio”?

  Os processos da artrose são habitais já em pacientes aos 45 anos de idade, é natural que um dia a peça do ser humano gaste pois sabemos que não duramos para sempre. Quando são achados os bicos de papagaios em rx e não apresentam clínica importante de dor , não devemos nos preocupar. Contudo deve ser considerado quando apresentamos crises rotineiras de dor na coluna a qual não melhora ao repouso e a presença de irradiação para membros superiores e inferiores.

  As complicação que o bico de papagaio pode causar são quando ele promove a compressão da medula e dos nervos que saem da coluna , chamamos respectivamente de estenoses do canal vertebral e estenose foraminal. Essas patologias são pouco comuns e as manifestações são demonstradas pelas clinicas a seguir:

• Dificuldade do paciente andar, tendo que parar muitas vezes para descansar;

• Formigamentos para os braço ou perna;

• Amortecimento e dor para os membros.

  A evolução em fase final desta doença pode levar à perda total das forças tanto nas pernas como nos braços dependendo do grau e em qual região estiver presente, cervical , dorsal ou lombar. Esta fase é rara e lentamente progressiva.

  Tratamento

  O tratamento das dores quando se concentram somente na coluna, são orientados na mudança de hábitos de vida, com exercícios adequados , correção postural e o evitar de carregar pesos. Inicialmente o uso de medicamentos indicados pelo médico para a dor e fisioterapia ajudam a amenizar os sintomas, após a reabilitação exercícios que não contenham impacto são os melhores quando se tem a artrose.

  A avaliação do estágio ao qual se encontra o desgaste da coluna é a melhor maneira de escolher a atividade física que o paciente pode fazer. Nem todos podem realizar determinados exercícios, por isso o ideal é avaliar com especialista antes de engajar em uma academia.

  As dores com irradiação para pernas e braços o melhor é uma investigação médica , aprofundada em ressonância e avaliação da parte neurológica. Nestas condições até mesmo a fisioterapia pode causar piora dos sintomas. O tratamento nestes casos são medicações específicas, infiltrações mais bloqueios, e por final a cirurgia de liberação dos nervos e medula.

  O mais importante sobre artrose em coluna vertebral está na característica clínica e na presença da dor, quando esta é frequente, deve ser avaliada pelo médico para evitar complicações causadas pela doença.

Deixe um comentário

ÚLTIMOS ARTIGOS

  • Patologia

    LOMBALGIA GESTACIONAL

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur.

    MAIS
  • Patologia

    LOMBALGIA GESTACIONAL

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur.

    MAIS
  • Patologia

    LOMBALGIA GESTACIONAL

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur.

    MAIS

Dev by BWF soluções em TI