Instituto da Coluna e Dor

Qual o melhor tratamento para hernia de disco lombar?

Qual o melhor tratamento para hernia de disco lombar?

A angústia da primeira dor abaixo das costas com irradiação para as pernas, a chamada lombociatalgia, leva ao paciente à atitudes desesperadoras para aliviar o sintoma, muitas vezes com uma simples solução procurando remédio por conta própria e desmascarando um maior problema. A possibilidade de ser uma hérnia de disco é bem provável e muitas vezes não se é dado atenção a isto. A idade mais comum não é nos idosos e sim nas faixas etária mais produtiva dos 25 a 35 anos, a qual estes carregam pesos, posturas inadequadas no trabalho e muitas vezes associada a uma vida sedentária. Quando passamos a ter episódios frequentes deste tipo de dor, devemos investigar a possibilidade de uma hérnia de disco lombar, esta comprimindo nervo ciático e levando a dor para perna. O que devemos fazer ?

  Inicialmente uma avaliação médica com exame físico detalhado já ajuda a investigar e detectar a doença. Quando a dor não passa e é frequente devemos dar mão para outros exames como a ressonância e a tomografia. Detectada a hérnia de disco o médico deve quantificar o grau e o nível da compressão do disco herniado sobre a raiz.

  Todos os pacientes que não apresentam perda de força na perna e sinais de risco para o déficit neurológico podem ser tratados inicialmente com as seguintes etapas:

  1 º Fase inflamatória ou dor: repouso , uso de antiiflamatórios e analgésicos potentes quando a dor é de forte intensidade;

  2º Fase melhora da dor: inicia-se exercícios de fisioterapia orientados com leves alongamentos, analgesias, relaxamentos e distração lombar ( tendo cuidado com este último, riscos de piora conforme o tipo de hérnia de disco);

  3º Fase reabilitação : fortalecimento das musculaturas paravertebrais e abdominal, atividades físicas orientadas sem impacto ou agachamento com peso, correção postural e mudança de hábitos.

  A grande maioria dos pacientes responde bem ao tratamento não cirurgico, procurando ter paciência porque as crises e a melhora da dor podem demorar semanas ou meses. Muitos mitos são ditos a respeito da cirurgia de coluna, o problema é quando indicar de modo adequado o procedimento cirúrgico. Sabemos que quando a doença leva a perda de força rapidamente para as pernas ,a indicação cirúrgica se torna absoluta e de urgência. Por outro lado se a dor persistir por mais de 3 meses e existir uma piora da qualidade de vida a indicação da cirurgia deve ser quantificada com o médico e o paciente.

Deixe um comentário

ÚLTIMOS ARTIGOS

  • Patologia

    LOMBALGIA GESTACIONAL

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur.

    MAIS
  • Patologia

    LOMBALGIA GESTACIONAL

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur.

    MAIS
  • Patologia

    LOMBALGIA GESTACIONAL

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur.

    MAIS

Dev by BWF soluções em TI