Instituto da Coluna e Dor

Coluna torta, quando devemos nos preocupar?

Coluna torta, quando devemos nos preocupar?

Muitas perguntas são realizadas sobre os desvios na coluna vertebral na infância e na adolescência . Quando devemos nos preocupar? Caráter posturais versus patologias importantes?  

Nos casos posturais não graves observamos desvios em cifose e desequilíbrio dos ombros que podem levar as dores na coluna, situações hoje muito observado no uso das novas tecnologias como telefones smartphones, notebooks e computadores, estes levam a atitudes posturais errôneas levando a cabeça a olhar para baixo, ficando em corcunda e piorando a postura. As maneiras de avaliação podem ser avaliadas em um exame físico básico não havendo a necessitando de RX para investigar. Estes desvios posturais podem desequilibrar a coluna e levar a dores cervicais, dorsais e lombares com seus desgastes (artroses) no futuro.  

O uso de mochilas escolares de modo inadequado realizam o desequilíbrio para o lado como para traz da coluna levando a um péssimo habito postural. O modo adequado de usar depende do centro de gravidade o qual se apresenta na região superior da coluna dorsal e ajustada sem folga próxima ao corpo. O mais ideal seria o uso de armários nas escolas ou o uso do carrinho para levar o material, evitando o peso sobre as costas.  

As doenças graves que comprometem a postura apresentam-se em poucos casos, cabendo a avaliação médica para afastar as a escoliose e o dorso curvo rígido (ex. escoliose idiopatiaca do adolescente, doença de scheuermann e etc). Um dos melhores exames para descartar estes problemas é o teste de Adams que avalia tanto a escoliose como a cifose, um teste simples e que é preconizado na avaliação física nas escolas em países do primeiro mundo. Ver figura   A seguir as doenças que devemos se preocupar quando observamos os desvios na coluna.  

Escoliose: é uma patologia que pode apresentar em qualquer fase da vida, tendo sua presença mais comum na adolescência. O desvio acontece para o lado, levando ao desequilíbrio do tronco, a cabeça e os ombros. Alguns pacientes apresentam assimetria da cintura e a chamada gibosidade costal. Nas radiografias as curvas passam por mais de 10 graus e todos os casos devem ser acompanhadas pelo médico especialista. Quando ela apresenta piora progressiva são utilizados coletes que matêm as curvas porem não reduzem a deformidade ( ex TLSO e Milwakee). Curvas muito acentuadas podem ter indicação cirúrgica.  

Cifose rígida é a doença de scheuermann: Apresenta-se mais em meninos, mais comum na adolescência e leva a coluna a ficar fletida para frente, popularmente chamada de corcunda. Os tratamentos em curvas pequenas são melhor orientados com fisioterapia e RPG. Curvas progressivas são usados coletes ou gessos. As curvas acentuadas podem ter indicação cirúrgica da deformidade.   

As questões posturais leves e comuns aos vícios do dia dia, podem ser melhorados nas atividades físicas, mudança de hábitos no trabalho e em casa. A fisioterapia é importante na fase inicial quando associado à dor e os programas de reeducação postural como o RPG e o Pilates são bem válidos como continuidade do tratamento . Uso de órteses para correção postural em uma pessoa normal ainda não comprovaram a sua eficácia.  

As doenças de caráter posturais graves e patológicas devem ser acompanhadas por especialista ortopedistas quando apresentam suspeitas e sinais que podem ser vistos pela mãe, o professor e até o médico que encontra alterações em um exame de rotina. Uma simples observação em casa pode ajudar a diagnosticar e prevenir a progressão dessas doenças.

Deixe um comentário

ÚLTIMOS ARTIGOS

  • Patologia

    LOMBALGIA GESTACIONAL

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur.

    MAIS
  • Patologia

    LOMBALGIA GESTACIONAL

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur.

    MAIS
  • Patologia

    LOMBALGIA GESTACIONAL

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur.

    MAIS

Dev by BWF soluções em TI