Instituto da Coluna e Dor

A origem e o fim da hérnia de disco lombar

A origem e o fim da hérnia de disco lombar

A hérnia de disco é uma doença associada ao nosso processo de desgaste da coluna, ela participa de uma das etapas da artrose da coluna.

Como que o disco vira hérnia e se desgasta?

Durante a nossa evolução como primatas, resolvemos manter nossas atividades em pé e sentado, levando as cargas e pesos de nosso corpo a se concentrarem na região da coluna. O disco vertebral é o maior responsável para amortecer os impactos da coluna. Hoje, devido as nossas atividades inadequadas, péssimas questões posturais e o sedentaris- A hérnia de disco é uma doença associada ao nosso processo de desgaste da coluna, ela participa de uma das etapas da artrose da coluna. mo aumentam a recorrência da doença discal.

O disco vertebral é formado de cartilagem e água, no momento que nós produzimos uma carga sobre ele, a água sai, quando tiramos esta pressão, a água volta. Depois de muitos esforços e o processo de envelhecimento, o disco não recebe a água de volta, levando a desidratação e o início do seu desgaste. Inicia-se a fase degenerativa da coluna.

Quando o disco fica fragilizado e desidratado acontecem rupturas de sua parede. A partir deste momento o seu conteúdo pode transbordar para fora de seu compartimento, muitas vezes se direcionando para a região das raízes nervosas que saem da coluna, a chamada hérnia de disco. Devido a lesão do disco as dores nas costas vão aparecendo em diferentes graus de intensidade.

Muitas das hérnias de discos fazem parte de um processo de lesão transitória em que o disco vertebral vai se adaptando e evoluindo para a artrose, acontecendo a perda como amortecedor dos impactos.

Nas fases que estes amortecedores estouram e comprimem os nervos é que devemos nos preocupar, mesmo assim uma grande parcela pode reabsorver, não necessitando de cirurgia.

No momento ainda não se tem uma forma de reconstruir e restaurar o disco quando ele perde sua forma. A salvação ainda se encontra na reabilitação e mudança nos hábitos de vida evitando a progressão da doença, sendo ela tratada cirúrgica ou clinicamente.

Deixe um comentário

ÚLTIMOS ARTIGOS

  • Patologia

    LOMBALGIA GESTACIONAL

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur.

    MAIS
  • Patologia

    LOMBALGIA GESTACIONAL

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur.

    MAIS
  • Patologia

    LOMBALGIA GESTACIONAL

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur.

    MAIS

Dev by BWF soluções em TI