Instituto da Coluna e Dor

Dores no Pescoço - A Importância da Postura na Qualidade de Vida

Dores no Pescoço - A Importância da Postura na Qualidade de Vida

O conceito de dor no pescoço, as vezes, é interpretado errado por muitas pessoas como torcicolo ou o chamado “mau jeito”. Existem muitas causas que podem levar à dor no pescoço e a preocupação para outras patologias que não vêm somente da coluna. Temos a possibilidade por exemplo, de infarto agudo do miocárdio, nevralgias e dor da articulação da mandíbula.

A maioria das dores do pescoço tem relação com a chamada causa mecânica postural. As dores tem relação com a carga da cabeça e a postura forçando e comprimindo as estruturas da coluna como os discos, articulações e inervações. A péssima ergonometria no trabalho e na vida diária como uso de noteboock, iphones, cadeiras inadequadas , sentar de maneira errônea no sofá e outras posições têm contribuído a piorar mais precoce destas patologias da coluna cervical.

As dores de cabeça podem ser uma causa frequente para a péssima postura em cifose, muito relacionado ao nervo occipto cervical localizado na região cervical alta. Dores no pescoço como cefaleia tensional, são diariamente contínuas, melhorando após o uso de analgésicos simples de dor de cabeça e repouso.

As chamadas cervicobraquialgias acontecem quando a dor inicia do pescoço e irradia para os braços, esta clínica pode anunciar a compressão das raízes nervosas que são responsáveis pelas informações da medula espinhal, ao membro superior. As patologias podem vir de uma hérnia de disco cervical , da artrose com os bicos de papagaio , compressões nervosas periféricas do braço, síndrome do desfiladeiro torácico e doenças que possam afetar a medula.

O principio para a avaliação é quando a dor persiste e a irradiação inicia com formigamentos e perda de força no membro, o ideal é passar por avaliação médica para afastar hipótese de infarto quando a dor é para o lado esquerdo (a partir dos 30 anos de idade), após pensar na coluna cervical e suas patologias.

O tratamento para as dores cervicais de origem mecânica se baseiam na correção postural de toda coluna “equilibrio do balanço sagital”, melhorando a cifose torácica e a retificação cervical causadas pelos vícios da sociedade moderna . O RPG (reducação postural global), Pilates, exercícios funcionais e uma boa orientação física ajudam a evitar o uso de medicações para dor e o risco para cirurgias de hérnia de disco e artrose no futuro . A ergonometria no trabalho e em casa com adequação de cadeiras e a postura frente às máquinas podem ajudar a evitar as doenças da coluna cervical .

Deixe um comentário

ÚLTIMOS ARTIGOS

  • Patologia

    LOMBALGIA GESTACIONAL

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur.

    MAIS
  • Patologia

    LOMBALGIA GESTACIONAL

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur.

    MAIS
  • Patologia

    LOMBALGIA GESTACIONAL

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur.

    MAIS

Dev by BWF soluções em TI